sábado, 28 de junho de 2014

Dalton Di Franco deixa a Redetv! para buscar aprovação do PDT para disputar vaga de deputado federal


O jornalista Dalton Di Franco deixou a Redetv! na sexta-feira (27/06) para pleitear na convenção do PDT, no próximo dia 29, a indicação de seu nome para disputar uma vaga de deputado federal. No lugar do conhecido jornalista fica o repórter Rosinaldo Guedes, que já vinha atuando como seu substituto na segunda edição do mais polêmico programa de TV do Estado: o Plantão de Polícia.

 

Segundo Rosinaldo Guedes, o programa será apresentado nos mesmos moldes do que Dalton Di Franco já vem realizando ao longo de quase 10 anos na Redetv! “Atenderemos não só aos casos de polícia, uma marca registrada do programa, mas também continuaremos abertos à comunidade, para divulgar seus problemas e pedidos de socorro”.

 

Ainda segundo Rosinaldo, Dalton Di Franco sempre ajudou a população. Sua trajetória remonta à década de 80 do século passado quando ele, um filho de Rondônia, surgiu na Rádio Caiari, com sua voz rouca, tornando-se o maior defensor da sociedade, marca com a qual já foi eleito vereador (1988) e deputado estadual (1990) e mais recentemente vice-prefeito de Porto Velho.

 

Rosinaldo concorda que o município carece de uma autêntica representação em Brasília, que lute pela solução dos problemas coletivos de Porto Velho. “Estamos cansados de sermos conhecidos pelas manchetes da grande imprensa como consequência das aprontações de nossos políticos”, acrescentou Rosinaldo, afirmando que Dalton, se aprovado na convenção do PDT e eleito pelo povo, será em Brasília a voz na defesa das bandeiras da educação, segurança e infraestrutura, especialmente as práticas de políticas públicas voltadas para os jovens, mulheres, idosos, especialmente a família, e minorias.

 

Dalton Di Franco, lembrou Rosinaldo Guedes, é filho de Rondônia, possui mais de 40 anos de atuação na imprensa do Estado, já tendo sido vereador (1988), deputado estadual (1990) e, atualmente, é o vice-prefeito de Porto Velho. Ele é ainda graduado em Administração de Empresas com habilitação em Marketing, professor universitário, especialista em ensino superior, jornalista, radialista, publicitário e bacharelando em Direito. “Trata-se de uma pessoa preparada para representar o povo de Rondônia na Câmara Federal e, tenho certeza que os convencionais do PDT vão aprovar o seu nome para ser um dos candidatos do partido a deputado federal”, conclamou.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Dalton Di Franco sugere seu nome na convenção do PDT para disputar vaga de deputado federal



Conhecedor dos problemas que o município de Porto Velho enfrenta, o jornalista e administrador de empresas Dalton Di Franco decidiu que vai pleitear na convenção do PDT, no próximo dia 29, a indicação de seu nome para disputar uma vaga de deputado federal. “Quero lutar pelos interesses do povo em Brasília ao lado do senador Acir Gurgacz e ajudar o Prefeito Mauro Nazif a resolver os problemas do município”, declarou Dalton Di Franco, atual vice-prefeito da Capital.

 

Segundo Dalton, o município carece de uma autêntica representação em Brasília, que lute pela solução dos problemas coletivos de Porto Velho. “Chega de elegermos políticos que só se preocupam em roubar. Estamos cansados de sermos massacrados pela atuação medíocre desses sujeitos”, acrescentou Dalton, afirmando que pretende levantar em Brasília as bandeiras da educação, segurança e infraestrutura, especialmente as práticas de políticas públicas voltadas para os jovens, mulheres, idosos, especialmente a família, e minorias.

 

O pré-candidato a deputado federal Dalton Di Franco é filho de Rondônia, possui mais de 40 anos de atuação na imprensa do Estado, já tendo sido vereador (1988), deputado estadual (1990) e, atualmente, é o vice-prefeito de Porto Velho. Ele é ainda graduado em Administração de Empresas com habilitação em Marketing, professor universitário, especialista em ensino superior, jornalista, radialista, publicitário e bacharelando em Direito. “Estou preparado para representar o povo de Rondônia na Câmara Federal e, em nome dessa qualificação, peço aos convencionais do PDT que aprovem meu nome para ser um dos candidatos do partido a deputado federal”, conclamou.

 

Dalton lembrou ainda que a atual administração de Porto Velho já conseguiu resolver alguns problemas, mas outros carecem do apoio de Brasília. “Um deputado federal pode ajudar, fazendo intervenções junto à Presidência da República, como o próprio Dr. Mauro fazia quando estava na Câmara Federal. Com o ele ganhou para prefeito ficamos sem representante. Eu quero que o PDT me dê a oportunidade de disputar essa vaga de deputado federal”, pede o mais ilustre comunicador de Rondônia, afirmando que, se for eleito, lutará pelo Estado e seu povo com o mesmo empenho que o senador Acir Gurgacz tem agido em Brasília.

 

 

 

 

quinta-feira, 27 de março de 2014

Vice-prefeito prestigia inauguração do Centro de Tecnologia em Mecatrônica do SENAI


 
 
 
 
 
O vice-prefeito Dalton Di Franco, representou o Prefeito Mauro Nazif, nesta quinta-feira, na solenidade de inauguração do Centro de Tecnologia em Mecatrônica - CETEM, localizado no distrito Industrial na BR-364, a 4 km de Candeias do Jamari.
 
Durante seu discurso, Dalton parabenizou a FIERO e o SENAI pelo empreendimento e estimulou aos jovens presentes a ingressarem nesse ramo da mecatrônica, em plena evolução no mundo atual.
 
Segundo o Presidente da FIERO, Denis Baú, o CETEM vai impulsionar o desenvolvimento de Rondônia, sob a gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RO). “Esta escola é uma importante contribuição às empresas aqui instaladas como às que ainda estão por fixar suas unidades em Rondônia, dentro da atual política de atração de investimentos para o estado e de forma a garantir todo suporte aos segmentos industriais, principalmente, a metal mecânica” afirmou.
 
“Reitero neste momento o que eu disse há quase três anos quando lançamos a pedra fundamental deste empreendimento que termos como robótica, automação industrial e mecatrônica deixam de fazer parte apenas das histórias de ficção cientifica ou dos grandes centros desenvolvidos do país e do mundo, para integrar a atual realidade que vive Rondônia e a indústria local. Estamos virando uma página importante da nossa história e a inauguração desta escola é um marco para a indústria rondoniense” argumenta Baú. 
 
A inauguração contou com a presença da comitiva de representantes da Universidade alemã de Ulm, Volkmar Shuler, Tobias Mehlich (presidente) e Norbert Richard Maier (diretor da academia), da diretoria da FIERO, SENAI, autoridades, colaboradores e alunos.
 
O Centro de Tecnologia de Mecatrônica – SENAI – Professor Dr. Volkmar Schuler, foi projetado com o objetivo de atender prioritariamente à demanda crescente da indústria de Rondônia.
 
São quase 5 mil metros quadrados de área construída - em planta inédita na região – onde estão reunidos os mais modernos conceitos de inovação e transferência tecnológica, por meio de equipamentos de última geração para o aperfeiçoamento do conhecimento técnico.
 
Em seu portfólio, o Centro Tecnológico em Mecatrônica (CETEM) – agregará programas e cursos com tecnologia de ponta, além de serviços técnicos e tecnológicos que tangenciam o segmento da mecatrônica, com programas diferenciados nas áreas de manufatura, robótica e automação industrial. Esta escola é primeira especializada em mecatrônica do norte do Brasil e que comportará também laboratórios municiados de estrutura moderna para a realização de análises e ensaios e ainda os programas estratégicos de educação continuada e articulada, atividades esportivas, saúde e segurança no trabalho e serviços médicos, totalmente voltados ao trabalhador da indústria.

 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Vice-prefeito Dalton Di Franco prestigia formatura de novos profissionais




O vice-prefeito Dalton Di Franco prestigiou a formatura da UNOPAR, núcleo Porto Velho, realizada no sábado passado, quando estudantes de oito cursos receberam o diploma de conclusão. Dalton cumprimentos os novos profissionais desejando-lhe sorte em suas atividades.

 


Os novos formandos concluíram os cursos de Administração, Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Pedagogia, Assistência Social, Gestão hospital, Ciências contábeis e Análise de Sistema.

 

Eles receberam o diploma das mãos das autoridades que faziam parte da mesa, o presidente da Câmara de Porto Velho, Alan Queiroz, da diretora acadêmica Sonja Andrade, do diretor-geral da UNOPAR em Porto Velho, Paulo Andrade, do vice-prefeito Dalton Di Franco, do representante do Conselho Regional de Assistência Social e do representante dos docentes, professor Alexandre, além de tutores.

 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Dilma Rousseff promete em Brasília auxílio a vítimas de enchente no Rio Madeira


 

A presidente Dilma Rousseff garantiu na tarde de quarta-feira (12) a representantes políticos de Rondônia apoio irrestrito as vítimas das enchentes em Porto Velho, Guajará-Mirim e Nova Mamoré. O apoio logístico com remédios, alimentos e água potável será redobrado e ela concorda com a decretação de Calamidade Pública nas três cidades. Dilma determinou a Advocacia Geral da União (AGU) levantamento junto ao Tribunal Regional Federal para abrir a estrada ligando Buritis a Nova Mamoré, passando por dentro de um parque nacional. Dilma disse que os dados que chegaram em suas mãos são preocupantes em relação ao risco de endemias como leptospirose e hepatite. Mauro Nasif (PSB), prefeito de Porto Velho, participou do encontro, junto com o senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

 

O encontro de políticos de Rondônia com a presidenta Dilma ocorreu no dia em que a cheia do Rio Madeira atingiu nova marca história. O nível das águas atingiu 19,10 metros na quarta-feira (12). O governador do estado, Confúcio Moura, junto com o prefeito Mauro Nazif, pediram em Brasília ajuda ao governo federal em infraestrutura e recursos para minimizar os efeitos da enchente, que já deixa 12 mil pessoas desabrigadas.

 

Depois do encontro com Dilma, o governador informou que ela determinou apoio ao estado para prestar socorro às vítimas no que diz respeito a alojamento, serviços médicos e remoção da população atingida. Para os primeiros atendimentos às cerca de 2.400 famílias, R$ 7 milhões já foram repassados ao estado, informou o governador.

 

De acordo com Confúcio Moura, a União prometeu fornecer aviões e helicópteros para o transporte de pessoas e alimentos, pois, com a cheia, municípios ficaram isolados. Um pedido para que se reconheça estado de calamidade pública na capital Porto Velho aguarda análise do governo até esta quinta-feira (13).

 

“A presidenta demonstrou muita preocupação com a situação de Rondônia, do Acre e do Amazonas, e esteve aberta com a apresentação de necessidades para enfrentamento dessa situação de emergência”, disse Confúcio. O governador contou que esperava que a audiência fosse rápida, de apenas 30 minutos, mas que se alongou por mais de duas horas.

 

Confúcio também declarou que, até o momento, os recursos financeiros para as cidades estão sendo rapidamente disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional. Para o governador, no entanto, os prejuízos materiais são “grandiosos e impagáveis”. “Não tem dinheiro que vai pagar os danos de empresários”, disse, citando que estão paralisadas atividades de empresas de laticínios, abatedouros e madeireiras. Caminhões já enfrentaram filas aguardando para descarregarem e há reservas de combustíveis submersas. Somente em Porto Velho, esse tipo de prejuízos está calculado em R$ 1 bilhão.

 

HABITAÇÃO

 

Outras medidas prometidas por Dilma são a ampliação de vagas habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida e o envio de novos profissionais de saúde pelo Programa Mais Médicos para a capital e os dois municípios mais atingidos, Guajará Mirim e Nova Mamoré.

 

Em reunião no Ministério da Integração Nacional ocorrida na terça-feira, 11, o governador também pediu apoio para a construção de uma estrada de 12 quilômetros dentro do Parque Estadual de Guarajá-Mirim para o transporte de doentes que precisam de auxílio médico na capital. Na quarta-feira a procuradoria do estado e a Advocacia-Geral da União se movimentavam para o “convencimento” de que há uma necessidade urgente devido ao “isolamento absoluto” de algumas cidades.

 

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a última cota máxima histórica atingida pelo rio chegou a 17,54 metros em 1997. Ontem (11), a Justiça Federal em Rondônia determinou que as empresas responsáveis pela construção de duas usinas hidrelétricas no Madeira (Santo Antônio e Jirau) atendam imediatamente às necessidades básicas da população .

 

Deputados federais e prefeitos do estado também participaram da reunião, dentre eles Mauro Nasif (PSB), prefeito de Porto Velho, Capital que é cortada pelo rio. Do lado do governo, estiveram presentes no encontro os ministros da Defesa, Celso Amorim; da Integração Nacional, Francisco Teixeira; da Saúde, Arthur Chioro, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, além do presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, que é senador por Rondônia.

 

Fonte: Agência Brasil

 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Dalton Di Franco abre Seminário de Gestão Escolar para capacitação de diretores de escolas em Porto Velho


 

    A prefeitura de Porto Velho realizou na quinta-feira (6), no Teatro Banzeiros, o Seminário de Gestão Escolar 2014. Organizado e idealizado pela secretaria Municipal de Educação (Semed), o evento teve o objetivo capacitar diretores e vices de todas as escolas das regiões urbana e rural do Município.

 

 O vice-Prefeito Dalton Di Franco abriu o seminário parabenizando os diretores e vices eleitos e já empossados. Ele explicou que a capacitação os ajudará na condução dos negócios da educação em suas escolas.

 

    Responsável pela realização do seminário junto com sua equipe do Departamento de Educação da Semed, a professora Jandenora Araújo Rodrigues espera capacitar 280 profissionais, especialmente diretores e vices eleitos no final de 2013 para assumirem os cargos em 2014. Aos gestores escolares que foram reeleitos, apesar da experiência, o seminário, segundo ela, vai servir para atualizarem muitas informações.

 

    Jandenora explica que pela manhã haverá palestras com orientações diversas por uma professora de Natal (Rio Grande do Norte) que é especialista em gestão escolar e também por um representante da Controladoria Geral da União (CGU). À tarde terá capacitação para a Divisão de Alimentação Escolar e orientações sobre prestação de contas.

 

    Ela destaca a importância do evento ao afirmar que a capacitação de diretores e vices é fundamental para o bom desempenho da função em prol da melhoria da educação na rede municipal de ensino.

 



Por Augusto José | Fotos: Arquivo Comdecom

 

Prefeitura inaugura novas instalações da Escola Antônio Ferreira


 

   A Escola Municipal Antônio Ferreira, situada no Bairro São Cristóvão, foi reinaugurada após a paralisação decorrente das reformas recebidas ao longo de alguns meses. A solenidade aconteceu na manhã de quarta-feira (05) com a presença do vice-prefeito, Dalton Di Franco, representando o prefeito, Mauro Nazif, que se encontra na Capital Federal para tratar de assuntos administrativos. A mesa de autoridades foi também composta pelos secretários da Educação (Semed), Francisca das Chagas, e da Administração (Semad), Mário Medeiros, além de diversos vereadores, do gerente de Sustentabilidade da Empresa Santo Antônio Energia, Guilherme Abate, e da vice-diretora da Escola, Jeciney Viana, representando a diretora que se encontra temporariamente afastada por questões de saúde. 

 

  A Escola Municipal Antônio Ferreira é a mais antiga escola municipal do estado de Rondônia. Sua fundação aconteceu em 1971, quando Porto Velho era ainda capital do extinto Território Federal de Rondônia. Sua reinauguração produz também um sentido simbólico muito forte, devido à importância histórica para o município.


   Nas palavras da vereadora Fátima Ferreira, quem conheceu as antigas instalações pode afirmar tratar-se mais de uma reconstrução do que de uma reforma. Realizadas por meio dos projetos da Prefeitura e das verbas disponibilizadas pela empresa Santo Antônio Energia, na forma de compensações sociais, dezesseis salas de aulas foram levantadas como, também, biblioteca, sala de informática, secretaria, sala de professores, quadra poliesportiva e outras repartições construídas ou reconstruídas, sendo gasto mais que 1,4 milhões de reais.

 

    “Além da importância histórica desse estabelecimento, há também a importância dos trabalhos pedagógicos realizados com alunos especiais. Cerca de quatrocentos e cinquenta alunos, incluindo os especiais, estudam aqui. Estávamos precisando muito de mudanças, mas agora vemos esse belo trabalho. Temos certeza de que tudo vai reverter para a melhoria na educação do nosso alunado”, afirmou a vice-diretora.

 

 

   O vice-prefeito disse que a Escola Antônio Ferreira tem um papel especial em sua história de vida e congratulou os serviços prestados pela empresa Santo Antônio Energia, representada na solenidade pelo gerente, Guilherme Abate. Semelhantemente, o secretário da Semad, Mário Medeiros, afirmou ter exercido a docência no estabelecimento e ver a Escola como representativa da caminhada da educação no Município.

 

 


   “Estamos felizes com a reabertura desta Escola. Dentro do planejamento que temos de construir e reformar estabelecimentos, agir aqui é uma das ações mais representativas devido à importância histórica da instituição para os portovelhenses. Estamos investindo em creches e abertura de novas escolas, mas não podemos descuidar dos estabelecimentos mais antigos e que também possuem valor de estima para a população”, declarou a secretária da Semed.

 



Por Renato Menghi | Fotos: Medeiros